Ainda não usa
Conta Azul?
Sua empresa tem sede em São Paulo-SP e presta serviços? Você está no lugar certo. Bastam poucos segundos e alguns cliques para você emitir NFS-e de São Paulo-SP sem certificado digital dentro do ContaAzul, com a organização, a segurança e a integração de um sistema de gestão completo e online. O ContaAzul é o primeiro sistema a oferecer essa funcionalidade, usando os melhores recursos tecnológicos para garantir segurança e nota de serviço válida e sem erros.
O ContaAzul é o primeiro software de gestão a tirar notas de serviço sem certificado, porque usa tecnologias para emitir o documento fiscal por dentro do site da Prefeitura de São Paulo. É como se um assistente virtual pegasse seus dados (cliente, serviço vendido, valor da nota e alíquota de imposto) e acessasse o sistema da prefeitura para criar a nota em seu lugar. Na prática, a emissão é efetivamente realizada pelo site da prefeitura sem sair do ContaAzul.
O ContaAzul usa protocolos seguros para se comunicar com o site da Prefeitura de São Paulo e fazer a emissão da nota por você. Além de garantir a regularidade do procedimento, sem certificado, as notas ficam arquivadas e sincronizadas entre ContaAzul e site da prefeitura. Menos cliques e menos tempo, com a precisão de um sistema integrado de gestão.
O passo a passo é fácil. Ao acessar o ContaAzul pela primeira vez, você encontra a opção de gerar nota sem certificado. Preencha a senha do site da Prefeitura e confirme. Importe, se quiser, seu histórico de clientes do site da prefeitura, para ter os cadastros sincronizados. Pronto. A partir da próxima venda, a nota sai em dois cliques ou menos.
São três requisitos:
1- Ter seu CNPJ inscrito em São Paulo,
2- Possuir acesso ao emissor de NF-e da Prefeitura e
3- Ser optante pelo Simples.
Para driblar a complexidade do sistema tributário do país, receba sugestões de impostos sobre o serviço faturado diretamente no cadastro das atividades oferecidas por sua empresa ou na emissão da nota. O ContaAzul usa seu histórico de contratos e prestação de serviços além de boas práticas contábeis e de mercado para recomendar tributos e alíquotas aplicados. Basta verificar a alíquota e o imposto e concluir a emissão. Tudo para você ganhar tempo e completar a emissão em poucos segundos.
Uma das principais vantagens de usar o ContaAzul para acessar o site da Prefeitura é que as vendas, contas a receber e fluxo de caixa lançados no sistema são atualizados automaticamente com a emissão da nova nota, além de o emissor de NFS-e ser totalmente integrado com a emissão de vendas. Você nunca mais vai precisar informar dados de uma venda duas vezes! O envio de documentos ao contador também é mais ágil e preciso, para quem usa a integração com o contador.
Hoje consigo emitir notas fiscais de serviço normalmente na Conta Azul sem me preocupar com custo do certificado. A emissão é muito simples e rápida. Agradeço e parabenizo toda equipe Conta Azul por me proporcionar mais esta facilidade, tornando meu dia mais produtivo.
Leandro Sosi DeRose Method Campo Belo
As Funcionalidades Conta Azul foram pensadas para facilitar a sua gestão, economize tempo utilizando um único sistema.
Têm acesso à funcionalidade de nota sem certificado todas as empresas sediadas na capital paulista optante pelo Simples Nacional que fatura serviço. Se seus clientes e serviços prestados já estiverem registrados na Conta Azul, como no caso de contratos ou vendas recorrentes, a NFS-e sai em poucos segundos e um clique.
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é um documento fiscal, utilizado para o registro das prestações de serviços, gerado e armazenado eletronicamente.
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal, de existência apenas digital, que viabiliza a comunicação entre o prestador de serviço e a prefeitura do município, substituindo as tradicionais notas fiscais de serviços impressas. A NFS-e possui o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços por parte das empresas.
Em casos onde não é possível gerar uma NFS-e pontualmente, existe uma solução que é o Recibo Provisório de Serviços (RPS). O RPS é um recibo de responsabilidade do contribuinte e deverá ser gerado manualmente, possuindo uma numeração sequencial crescente. Este recibo deverá ser convertido em uma NFS-e no prazo estipulado pelo município onde sua empresa atua.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ou somente Imposto Sobre Serviços – ISS, é da competência dos municípios (CF/88, art. 156, III) e substituiu, com a Reforma Tributária feita pela Emenda nº 18, de 1965, o antigo Imposto de Indústrias e Profissões, que constituía a principal fonte de receita tributária municipal.
O Valor do ISS é definido de acordo com a natureza da operação, a opção pelo Simples Nacional, o regime especial de tributação e o ISS Retido, e será sempre calculado, exceto nos casos previstos em lei. A alíquota do ISS é definida pela legislação municipal. Quando a NFS-e é tributada fora do município em que está sendo emitida, a alíquota será informada pelo contribuinte.
É o documento que deve ser expedido por emitentes da NFS-e em eventual impedimento de emissão on-line da NFS-e. Também pode ser utilizado por prestadores de serviço sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (por exemplo, estacionamentos, instituições de ensino etc.).
Nessas hipóteses, o RPS deverá ser emitido no momento da prestação do serviço para cada transação. Depois, é obrigatório providenciar sua conversão em NFS-e mediante a emissão on-line ou envio de arquivos (processamento em lote).
Os requisitos básicos para emitir uma NFS-e são semelhantes para todas as cidades brasileiras. Mas, como a nota de serviço é transmitida à prefeitura, pode haver detalhes e especificidades de cada município. Confira os quatro passos principais:
Toda a documentação técnica e a legislação estão disponíveis no Portal da prefeitura. Ainda assim, aconselhamos a sempre conversar com seu contador, ele é a melhor pessoa para te direcionar no que fazer.
A autenticidade da nota fiscal eletrônica é garantida, em geral, por um certificado digital, um tipo de assinatura eletrônica adquirida junto a entidades credenciadas. A exceção são prestadoras de serviço optantes pelo Simples Nacional, regime tributário para micro e pequenas empresas que agrega impostos em uma alíquota unificada. Elas são dispensadas do certificado se a nota for tirada em sistemas fornecidos pelas prefeituras municipais.
A Conta Azul já permite emitir NFS-e nas seguintes cidades Brasileiras:
Salvador, Campinas, Teresina, Curitiba, Guarulhos, Recife, Duque de Caxias, Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Osasco, São Bernardo, Belém.
Se sua cidade não está nesta lista, confira a relação completa de cidades homologadas conosco e manifeste sua vontade.