A relação com o trabalho voluntário já fazia parte da vida de Roberto Pascoal muito antes da Omunga Grife Social existir, mas, como ele mesmo conta, era um hobby. E ele sabia que queria muito mais do que isso! Só que, primeiro, precisava descobrir o quê, de fato, desejava. Foi então que resolveu partir para Angola, na África, em uma viagem de 4 meses (que acabaram virando 4 anos).
Lá, ele se deparou com realidades que não conhecia e decidiu que precisava entender essas diferentes situações também no Brasil. Para isso, escolheu os municípios mais carentes, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em especial os números relacionados à educação, e foi ver o que acontecia em cada uma das cidades. Em uma delas, vendo a situação precária de uma escola, perguntou como poderia ajudar. Como resposta, ouviu: com livros.
Foi a partir daí que, em 2013, Pascoal, agora um empreendedor social, fundou a Omunga, uma empresa privada de cunho social que existe para potencializar a capacidade das crianças de construírem o próprio futuro com liberdade e autonomia por meio da educação. Como diferencial, a decisão de atuar em lugares que nem o poder público e nem outras iniciativas sociais, como ONGs, alcançavam.
A Omunga, então, começou a trabalhar com a formação de professores, a doação de livros e computadores e a construção de bibliotecas. Até que surgiu um novo desafio: como viabilizar financeiramente esse empreendedorismo social?
A questão financeira
Bom, por se tratar de uma empresa social, e não uma ONG ou qualquer entidade assistencialista, Pascoal tinha para si que não poderia, e não queria, depender de doações ou de um governo. Ele precisava que a Omunga fosse autossuficiente. A forma encontrada para “fazer dinheiro” foi produzir e vender camisetas, cujas estampas são voltadas à causa da educação. Desde 2013, algumas coleções já foram lançadas e toda a renda foi empregada nas realizações da Omunga. Confira:
– Construção de três bibliotecas, nas cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo, no Piauí, e em Luanda, na Angola (África);
– Doação de 15 mil livros;
– Doação de 15 computadores;
– Mais de 500 horas de formação de professores em 4 anos, beneficiando 300 professores e 4.500 alunos.
Mas, você deve estar se perguntando: como o Pascoal consegue equilibrar as contas sem ter uma renda fixa mensal? E como ele faz o planejamento para a Omunga? Como ele sabe quanto vai precisar para a próxima etapa do seu projeto? Bem, foi aí que a Conta Azul entrou na vida dele.
A parceria vitoriosa com a Conta Azul
Para Pascoal, não existe transformação social sem gestão de recursos. Por isso, ele sabia que precisava de uma solução que pudesse contribuir para viabilizar o seu sonho de empreendedor social. E encontrou tudo isso na Conta Azul, pois com a plataforma ele consegue ter uma visão de longo prazo das finanças, com as informações de receitas, despesas e fluxo de caixa organizadas. Tanto que ele já tem o seu planejamento estruturado para os próximos 3 anos.
Com a Conta Azul, eu só tenho que prever o que fazer e seguir por aquele caminho.
Além de ter 100% do controle financeiro da Omunga na plataforma, sabendo exatamente quais são os pagamentos e recebimentos, Pascoal destaca outros pontos que o fazem confiar plenamente na Conta Azul, como o atendimento. Segundo ele, sempre há uma pessoa disponível na retaguarda para tirar dúvidas e orientar sobre o que fazer.
3
anos de planejamento organizados
100%
do controle financeiro na Conta Azul
100%
de dúvidas resolvidas pelo atendimento da Conta Azul
Junto a isso, o empreendedor social destaca ainda a forma completa com que a Conta Azul lida com as informações da Omunga, pois além de manter organizados os dados que o próprio Pascoal insere na plataforma, ela ainda faz a integração bancária e a integração com o contador.
A Conta Azul fornece uma visão gerencial que dá mais clareza sobre tudo o que vai acontecer nas nossas ações.
Uma história e tanto a do Pascoal e da Omunga, não é mesmo? E a Conta Azul faz parte disso desde o início, pois com ela, o empreendedor social não precisa se preocupar com o controle financeiro da empresa. Ele consegue deixar tudo organizado por um longo prazo, podendo focar totalmente nas atividades do projeto. E você, que tal usar as facilidades que a tecnologia oferece e experimentar a Conta Azul também na sua empresa? Conte com a gente para auxiliar na sua jornada de sucesso!